VISITA DE ZECA PAGODINHO AO QUILOMBO

VISITA DE ZECA PAGODINHO AO QUILOMBO

Em um determinado dia, Zeca Pagodinho, sim, esse mesmo, nosso sambista do povo, por intermédio de um seu fiel escudeiro e morador dos morros da floresta de Vargem Grande, no Quilombo Cafundá Astrogilda, conhece as histórias do lugar, e ouve falar muitíssimo bem de Maria Lúcia, rezadeira, neta de Dona Astrogilda, nascida e criada na floresta de Vargem Grande, resolve então visitar essas bandas, não uma visita qualquer, mas uma visita à Maria Lúcia, e não veio somente pra visitar Maria Lúcia, mas sim pagar uma promessa! Coisa muito séria! Promessa a uma Santa, Nossa Senhora da Conceição!

Promessa que não nos interessa o motivo, visto que é coisa dos dois, sagrada e secreta, mas temos total interesse no enredo que se formou com tudo isso. E que enredo! Acho até que o Zeca deve ter pensado em fazer um sambinha dos bons com tudo o que viveu nesse dia!

Na chegada já acontece o burburinho e alvoroço, todo mundo querendo ver o moço!

Imaginem a expectativa de ver tão de perto uma pessoa que além de famosa, tem um jeito todo especial de tratar as pessoas, Zeca é gente como a gente!

Mas vamos aos finalmentes, contar as aventuras de Zeca Pagodinho nos nossos terreiros, ele traz uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que estava no tal do enredo da promessa, sendo a peça mais importante do trato celestial, essa Santa deveria ser levada pela Maria Lúcia, junto com o Zeca Pagodinho, até um determinado local, já pré-determinado, onde havia uma cachoeira, para que o prometido fosse cumprido, com todos os rituais necessários.

Só não se contava que apareceria no meio de toda essa aventura, uma personagem que não estava no enredo original da promessa, e que cismou que Zeca deveria dar a imagem de Nossa Senhora pra ela, estamos falando de uma Beata local, forte e teimosa, mulher geniosa e tinhosa, que parece que já tinha arquitetado um belo e mirabolante plano, sabedora que é das preferências culinárias de nosso sambista de Xerém, já tinha preparado um delicioso prato de Jiló.

Mas pra quem tá pensando que era somente um petisco pra agradar a ilustre figura pública, já se enganou, a Beata tinha colocado um feitiço no Jiló, sim, de forma ardilosa, tirando Zeca da muvuca, levando o inocente pra um lugar mais calmo, onde ele poderia saborear o presente gourmet, de modo que quando Zeca comeu o apetitoso prato, já se sentiu atordoado, perdendo talvez um pouco da consciência, ficando meio abobado, e podendo pender pra essa nova empreitada, que era deixar a Santa de presente para a Beata.

Maria Lúcia, com o sangue de Dona Astrogilda correndo quente nas veias, não se intimidou, vendo que a demanda era forte, recorre a Nossa Senhora e São Jorge/Ogum, pedindo um “valei-me” pra quem de direito, tendo ainda em sua obrigação a missão de finalizar os ritos da promessa com a imagem trazida por Zeca.

As rezas de Maria Lúcia apresentam o resultado esperado, o feitiço é quebrado, e Zeca, já ciente e consciente, quando se vê nessa confusão, tendo apenas uma imagem e dois destinos, cria uma decisão Salomônica (ou quase), decreta em voz alta, pra todos os presentes ouvirem, que estava doando a imagem pra comunidade, e que essa imagem da Santa deveria ficar na Capela de Nossa Senhora da Conceição, erguida por moradores, no Quilombo Cafundá Astrogilda.

Pronto estava sanada a tribulação altiva.

Agora, a nova imagem se junta a outra, da mesma Santa, que já se encontra no local há tempos, ambas estão em altares distintos, mas à altura, e a distinção das imagens se faz de uma maneira bem diferente, a doada agora por Zeca Pagodinho tem o seu autógrafo, a sua “assinatura”!

Quem quiser conferir, é só dar uma passada na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em frente ao Restaurante Tô Na Boa, que aliás já merece uma visita por ser tão linda, um mimo tão pequeno de tamanho, mas imenso de beleza, simplicidade, fé e dedicação.

Vejam vocês que coisa mais bela, quase um milagre divino, se me permitem a comparação, o que poderia ser um problema votivo, vira uma homenagem, e das grandes.

Em tempo, Zeca Pagodinho ainda há de trazer mais uma imagem, pra poder chegar ao término da promessa prometida.

Mas será que acontecerá algo de novo? Será que que saga da promessa continua? Será que enfim teremos a finalização da promessa?

Esperemos!

Ps1.: agradecimentos mais que especiais ao querido Sandro, que nos contou essa pérola

ps2.: um abraço e um beijo para os amigos que estavam presentes nessa oportunidade, Flávia, Alessandra, Paulinho e Cristiano

ps3.: claro que não foi exatamente assim que os fatos se deram, mas me permitam a licença poética para um evento que aconteceu de verdade

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *