NAVIO NORTH KING 24 de março de 2024 por Tony Viegas with nenhum comentário HISTÓRIA DAS VARGENS SS NORTH KING Vamos falar um pouquinho da imigração portuguesa para as Vargens, que foi muito importante, como por exemplo para o desenvolvimento da agricultura local, com novas técnicas sendo trazidas. A vinda dos irmãos portugueses se deu por travessia marítima, através de navios movidos a vapor, e vamos contar um pedacinho da história de um desses navios, o SS NORTH KING. A escolha desse navio em particular, se deve a uma conversa com um morador antigo de Vargem Grande, Senhor Tunico, que veio de Portugal no North King, uma viagem que durou cerca de 17 dias, chegando no Porto do Rio de Janeiro no dia 12 de novembro de 1949! Originalmente, era um navio de transporte de cargas, que foi construído na Alemanha, e se encontrava nos Estados Unidos ao explodir a Primeira Guerra Mundial, se mantendo com isso escondido, mas com a entrada da América no conflito, foi tomado pela Marinha Americana, mas afundado por sua própria tripulação para não cair em “mãos inimigas”, fato comum na época, sendo que o mesmo foi recuperado e transformado em uma reforma em um navio de transportes militar, rebatizado com o nome de USS HOUSTON. Com o final da guerra, sem mais a utilidade q que tinha sido reservado, foi vendido, e em uma dessas vendas virou um navio de passageiros e carga, com propriedade da Sociedade de Navegação Luso Panamenha Ltda, o navio ficou com a bandeira do Panamá, já com o nome de SS NORTH KING. Foi um, dentre tantos, navios a vapor que fizeram parte da rica história da imigração portuguesa para o Brasil, principalmente após a Segunda Guerra Mundial. Estima-se que o North King tenha transportado 40.000 portugueses para a cidade do Rio de Janeiro, fazendo a rota Funchal (Ilha da Madeira), Porto, Lisboa, São Vicente de Cabo Verde e Rio de Janeiro (ou Santos em outras ocasiões). A grande maioria desse contingente imigrou fugindo do governo autoritário e conservador do ditador Antonio de Oliveira Salazar, com a esperança e o sonho de conseguir uma vida melhor no Brasil. A viagem atravessando o oceano, em um navio a vapor dessa envergadura, levava em média 16 dias, variando esse período sempre conforme as condições do mar. Pelos registros do Arquivo Nacional, o North King fez 69 viagens para o Rio de Janeiro em aproximadamente 10 anos de trabalho nessa rota, com a primeira chegada no dia 16 de outubro de 1946 e a última em 16 de junho de 1956. Nas pesquisas efetuadas, conseguimos através de alguns anúncios, descobrir que sua capacidade era definida em 466 passageiros, divididos em duas categorias, “Preferencial” e “3ª Classe”, nesses anúncios não são informadas outras categorias, porém, conforme registro de vários jornais brasileiros da época, aparecem anotações de 600 e até 700 passageiros por viagem, entendemos qie essa diferença de número de passageiros transportados pode ser esclarecida por informações de que muitas pessoas que não tinham o valor para pagar a despesa com o bilhete oficial, que era muito cara, viajavam em acomodações simples e coletivas, que eram popularmente conhecidas como “porões”. Agora vamos fazer um exercício matemático obre os valores das passagens, dá para ter uma ideia, pegando-se dados de um bilhete de passagem original, tomando como exemplo um de março de 1953, cobrindo a rota Porto x Rio de Janeiro, que era para um casal com dois filhos, quatro pessoas no total, os filhos com idades de cinco e onze anos, e viajavam acomodados em um camarote de 3ª Classe, com o valor total de 17.187,50 Escudos, moeda de Portugal na época. Se formos converter para valores atuais, o preço dos bilhetes em Euros equivale a € 8.320,00, transformando em Real, imaginando um câmbio do Euro em torno de 6,50, o valor para quatro passageiros é de R$ 54.000,00, um valor elevado até para os dias de hoje. Considerando que as crianças dessa idade pagavam 50% da passagem de um adulto, percentual esse já adotado por algumas companhias de navegação na época, tem-se que a passagem inteira de cada adulto seria de R$ 18.000,00 e de cada criança R$ 9.000,00, em valores arredondados. Nosso lendário navio North King cumpriu muito bem suas funções, cruzando os mares, enfrentando guerras, transportando cargas e passageiros, e finalmente faz sua última viagem, em 01 de junho de 1957 atraca no porto de Osaka, Japão, vendido pela última vez, para desmanche total, encerrando aí uma atividade fantástica, de navio alemão de transporte de cargas, para um navio de bandeira Panamenha de transporte de cargas e passageiros. Breve resumo: SS NORTH KING – paquete de linha de carga e passageiros, imo 2222653/ 119m/4.608tb/ 11nós; 06/1903 entregue por Bremer Vulkan, Vegesack, como vapor de carga LIEBENFELS à DDG Hansa, Bremen; 01/08/1914 refugiou-se e ficou internadoem Charleston, SC, devido ao eclodir da 1ª guerra mundial, a fim de evitar ser atacado e afundado pelo inimigo; 01/02/1917 com a entrada dos EUA no conflito, foi de imediato apresado pela “Navy”, contudo sabotado e afundado pela tripulação Alemã; 20/03/1917 foi posto a reflutuar e entretanto reparado; 06/04/1917 foi convertido em transporte militar e rebaptizado com o nome USS HOUSTON (AK-1) e entregue à US Department of the Navy, Washington, DC; 23/03/1922 decomissioned; 27/09/1922 NORTH KING, Alaska Portland Packers Association, Portland, OR, gestores Frank M. Warren; 1929 NORTH KING, Pacific American Fisheries Inc, Bellingham, USA; 1940 NORTH KING, Compañia Diana de Vapores SA, Panama; 1941 chartered pela War Shipping Administration, gestores United States Lines, Nova Iorque; 1947 NORTH KING, Soc. de Navegação LusoPanamense, Lda, Lisboa, bandeira Panamiana, que o converteu num paquete de carga e passageiros; 1956 encostava no porto de Lisboa; 01/06/1957 chegava a Osaka para desmantelamento. Fontes: José Fernandes Amaro Júnior; Miramar Ship Index. Sigam nossas redes sociais: Instagram-> https://www.instagram.com/portal_das_vargens/ Youtube-> https://www.youtube.com/@portaldasvargens Facebook-> https://www.facebook.com/oportaldasvargens/ Post Anterior Mural da AMAVAG – Personalidades e Lugares