Cartografia Participativa - Quilombo Cafundá Astrogilda

Cartografia Participativa

Cartografia Participativa – Quilombo Cafundá-Astrogilda – Vargem Grande

O livro Cartografia Participativa – Quilombo Cafundá-Astrogilda – Vargem Grande – Caminhos de Memórias e Resistência, trata de assuntos muito específicos no que diz respeito a agricultura no Quilombo Cafundá Astrogilda, incrustado há mais de dois séculos dentro do Parque Estadual da Pedra Branca, a maior floresta urbana das Américas, na segunda maior cidade do país.

Ele destaca os tópicos mais importantes do aspecto da relação do homem com a natureza, como “Breve Histórico”, “Núcleos”, “Os Conflitos entre Agricultura e Preservação Ambiental”, “Paisagem e relevo”, “Caminhos”, “Gastronomia e turismo”, “Ação Griô”, Eco-Museu e Espiritualidade”, “Fossas de Evapotranspiração”, “As Farmácias dos Quintais”, “Festas e Comemorações”, “Sobre este Mapa”.

Como definição no dicionário, cartografia significa “conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que orienta os trabalhos de elaboração de cartas geográficas” e/ou “descrição ou tratado sobre mapas”. Com essas definições em mente, o livro é uma cartografia feita com muitas mãos, com toda a parte técnica necessária, mas incluindo e adotando todo o conhecimento das famílias quilombolas residentes na área do parque.

Apresenta a topografia local, com a sua rica hidrografia, e as legendas são muito mais abrangentes, com seus marcos, pontos de referências, ruínas que restaram de tempos antigos, lugares de memória, templos religiosos, culinária, os tipos de acessos, etc.

É um livro que merece uma leitura atenta, que não somente delimita o que seria a área do Quilombo, como mostra claramente que essa área não pode ser somente demarcada, sem levar em conta que as pessoas que ali habitam utilizam os recursos que a natureza oferece, e não necessariamente se restringindo a essa área, visto que o povo tradicional tem os saberes de uso da natureza, fazendo disso uma constante troca que acaba sendo benéfica para o meio ambiente, de uma forma incrivelmente preservacionista, e isso há mais de dois séculos.

Esses saberes não podem e nem devem ser desprezados em qualquer tipo de estudo, levantamento, reportagens ou simples rodas de conversa, seja por órgãos públicos ou privados, é deles que depende a manutenção e preservação de toda essa riquíssima fauna e flora, dos rios cristalinos que garantem a sobrevivência da vida humana, dos animais e vegetais que coabitam em perfeita harmonia.

Esse é mais um trabalho do Projeto Sertão Carioca – Conectando Cidade e Floresta, realização da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia.

Sigam nossas redes sociais:

Instagram-> https://www.instagram.com/portal_das_vargens/

Youtube-> https://www.youtube.com/@portaldasvargens

Facebook-> https://www.facebook.com/oportaldasvargens/

Cartografia Participativa  - Quilombo Cafundá Astrogilda
Cartografia Participativa – Quilombo Cafundá Astrogilda

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *